Tire suas dúvidas sobre o processo de aprovação de projetos na Naturgy.

Você deve encaminhar a anuidade do órgão de classe paga, carteirinha do CREA / CAU e o formulário de inscrição preenchido (acesse aqui), para os canais de atendimento da área Central de Projetos: (21) 99195-8206 |  (21) 3115-6502  |  cadastrocentraldeprojetos@naturgy.com

Não, entretanto, é importante verificar junto aos nossos canais de atendimento de Central de Projetos se o seu cadastro ainda está ativo. Lembramos que sua atualização deve ser realizada anualmente.

Pode sim. No entanto, ao dar entrada em um estudo de viabilidade, é importante verificar se o cadastro ainda estará ativo, pois ele tem validade de 1 ano.

O cadastro é realizado por profissional e não por projeto. Depois que o profissional se cadastra, a Naturgy cria uma pasta para cada projeto apresentado por ele na plataforma Pri Manager.

Após seu cadastro como projetista na Naturgy ser aprovado, você deve solicitar seu acesso a plataforma Pri Manager entrando em contato através dos canais de atendimento (21) 99195-8206 | (21) 3115-6502. |  cadastrocentraldeprojetos@naturgy.com

O Pri Manager é uma plataforma de gestão documental que permite o compartilhamento seguro e transparente de informações entre todas as partes envolvidas no projeto. Nela, é possível digitalizar e enviar facilmente todas as documentações necessárias, acompanhar o processo em tempo real com notificações de envio/recebimento e garantir o armazenamento e rastreamento de todas as informações das etapas do projeto.

A correção de documentações inseridas de forma equivocada, deverá ser sinalizada através do telefone (21) 3115-6502.

Para dar início ao projeto de instalações prediais de gás canalizado e conseguir a aprovação, o primeiro passo é solicitar o estudo de viabilidade do projeto.

Para isso, é necessário preencher o formulário de condições gerais correspondente à região geográfica do empreendimento, e enviá-los para o e-mail que consta no documento.


Para consultar a lista de municípios atendidos por cada distribuidora de gás, clique aqui.

A diferença está na área de atuação de cada concessionária e nos municípios que são abrangidos por elas. Cada formulário corresponde a uma das concessionárias: Naturgy Metropolitana RJ, Naturgy Interior RJ e Naturgy SP. Por isso, é importante utilizar o formulário específico da distribuidora que atende o município onde o empreendimento será localizado.

Para consultar a lista de municípios atendidos por cada distribuidora de gás, clique aqui.

O estudo pode ser solicitado novamente após decorridos 6 meses do recebimento da carta de resposta com a negativa.

  • Planta de situação (n° vizinhos, cota do passeio e logradouro);
  • Plantas baixas de todos os pavimentos (escala de 1/50);
  • Esquema vertical (Prédio);
  • Esquema isométrico (Casa e Loja);
  • Detalhes referentes ao projeto (Aquecedor, ponto do fogão, abrigo do medidor, abrigo do regulador, caso tenha, terminal do aquecedor, ventilações, e outros que venham a ser solicitados no andamento da análise);
  • Notas referentes ao projeto;
  • Carimbos com as informações do instalador de projeto, execução, proprietário e construtor (a);
  • No projeto deve constar todo o trajeto da instalação de gás (não representar outras instalações).

Em caso de alteração do projeto é necessário dar entrada no pedido de modificação do projeto na plataforma Pri Manager.

Você deverá enviar:

  • Carta de modificação do projeto;
  • Novo projeto;
  • Plantas modificadas;
  • Documentos complementares referentes as modificações realizadas;
  • Projeto, anteriormente aprovado, indicando todas as alterações realizadas.

Apresente a carta de transferência de responsabilidade (acesse aqui) juntamente com toda sua documentação e informações do novo responsável.

Sim, para isso, solicite o agendamento de uma reunião com nossa equipe, através do e-mail centraldeprojetos@naturgy.com ou 21 3543-8258.

A Naturgy não indica empresa. O profissional contratado deve ter a qualificação prevista nos órgãos de classe. Acesse aqui a lista de empresas certificadas pelo Sindistal.

Após a conclusão da obra, e de acordo com o projeto aprovado

Certificar-se de que a obra foi construída seguindo, rigorosamente, o projeto aprovado e as normativas e regulamentos vigentes. Aconselhamos a criação de um check list de obra, objetivando mitigar possíveis desvios relacionados aos critérios estabelecidos.

O construtor deve enviar o formulário da vistoria técnica das instalações internas e adequações de ambientes (acesse aqui) através da plataforma digital Pri Manager, acompanhado da Licença de Obras e Folha de Apresentação (caso o projeto tenha sido aprovado anterior a julho de 2020).

Para a liberação do “Habite-se” o empreendimento necessita ter a sua vistoria final aprovada pela Naturgy, além de ter entregado todos os documentos pertinentes, que são:

  • Licença de obras (caso o projeto tenha sido aprovado antes de julho de 2020);
  • Folha de apresentação (caso o projeto tenha sido aprovado antes de julho de 2020);
  • Documentação de Teste de Estanqueidade do ramal interno aparente, quando cabível.

Cumprir as exigências identificadas e agendar uma nova vistoria com a Naturgy.

É o teste realizado no trecho do ramal aparente, localizado entre o limite da propriedade e o medidor, deve ser realizado com o equipamento aferido e certificado, atendendo os parâmetros técnicos previstos nas normativas vigentes. 

  • Certificado de calibração do manômetro utilizado “in loco”;
  • ART do responsável técnico;
  • Dados da empresa responsável.

Importante: Todos os documentos devem ser inseridos na plataforma digital Pri Manager, dentro da pasta da obra equivalente.

Consulte o Regulamento de Instalações Prediais – RIP  e outras informações técnicas 

 

Canais de contato da Central de Projetos

Horário de atendimento:
Dias úteis das 8h às 17h.